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  • Luciano de Novaes

Você sabia que as cores alteram sua percepção?

Atualizado: 30 de Jul de 2018




Entendendo a cor (e o que ela significa para sua marca)


A cor desempenha um papel importante no reflexo correto de sua marca. Esta aplicação visualmente óbvia, mas sutil, tem um impacto significativo na forma como uma marca é percebida pelo público. Ao olhar para opções de cores para sua marca, é recomendável dar uma olhada em outras marcas para ter uma ideia clara de como os esquemas de cores influenciam a percepção. Uma empresa com forte reconhecimento de marca, alterando o esquema de cores onde se espera que seja mantida, pode ter resultados perigosos.

As cores são fundamentais para a composição de um layout e, se bem aplicadas, tornam-se um atrativo e proporcionam maior eficácia ao material. É importante ressaltar que os estímulos proporcionados sofrem alteração de acordo com sua aplicação e combinação. O conceito de contraste é muito bem utilizado pelos profissionais, enriquecendo ainda mais as peças de comunicação.





Como escolher a cor certa para sua marca.


O mercado de hoje é bombardeado com produtos que estão tentando chamar nossa atenção, diminuindo a probabilidade de que seu produto se destaque imediatamente. De acordo com a forma como os nossos sentidos naturais funcionam, a cor é a mais influente, seguida pelas formas, símbolos e finalmente palavras. Os significados das cores variam de cultura para cultura e o impacto que sua marca tem no público-alvo. Aqui está uma lista de alguns significados sobre como as cores são interpretadas pelas marcas:


Azul – Honestidade, lealdade, responsabilidade e conservadorismo. Sugere uma sensação de tranquilidade. É uma boa cor para um psicólogo ou consultor financeiro. Quando escuro, é ideal para promover um negócio seguro, ambicioso e determinado.


Vermelho – Ação e paixão. Apropriado para empresas de fast food ou negócios que envolvam velocidade e ação. Transmite também raiva, agressão e vingança. Para usar vermelho deve ser uma empresa muito confiante. Vermelho escuro é apropriado para empresas profissionais como advogados ou corretores.


Verde – Equilíbrio, segurança, riqueza e crescimento. É associado a natureza, meio ambiente, compaixão e carinho. Sugere equilíbrio emocional e harmonia, uma boa opção para empresas de tipo ambiental, jardinagem, golfe, assistentes sociais, conselheiros e trabalhadores da caridade.


Laranja – Otimista e positivo. É estimulante para os sentidos e uma boa cor para empresas relacionadas com a alimentação, comunicação e interação social, como restaurantes e grupos comunitários. É uma boa escolha para empresas de aventura, ginásios ou negócios de alpinismo.


Amarelo – Estimulante para a mente. Relaciona-se com a lógica, mas também é brincalhão e ajuda na tomada de decisão. O amarelo é apropriado para, jornalistas, professores, animadores e palhaços. Muito amarelo pode produzir ansiedade.


Turquesa – Versátil e criativo. Representa a clareza de pensamento e de comunicação, ideal para professores, formadores e oradores, meios de comunicação, indústrias de informática e clínicas de saúde. É uma ótima cor para empresas de produtos aquáticos ou negócios de limpeza.


Roxo – Imaginação e espiritualidade. Relaciona-se com o futuro, sonhos e fantasia. É uma boa opção para artistas, poetas, e atividades que lidam com o futuro. Cria uma sensação de riqueza, luxo e extravagância. Apropriado para empresas que oferecem serviços ou produtos de altíssima qualidade.


Rosa – Carinho. Cor calmante, adequada para empresas com mercado feminino, incluindo cosméticos, moda, salões de beleza, doces e romance. Rosas fortes são utilizados para o marketing de produtos menos caros e modernos e um mercado adolescente.


Dourado – Caro e elegante. Ouro simboliza qualidade, luxo e riqueza. É a cor da vitória e conquista.


Cinzento – Conservador, neutro e reservado. É uma cor segura para usar em muitas aplicações de negócios. O cinza funciona bem como cor de fundo. É adequado para empresas jurídicas e financeiras para sugerir poder e controle.


Branco – Seguro, conservador e utilizado pela maioria das empresas como base do seu estacionário. É adequado para a maioria dos mercados-alvo. Mas se você quiser se destacar da multidão, branco não é a melhor escolha.


Preto – Poderoso e sério. Sugere sofisticação e elegância por um lado, e mistério e intimidação por outro.



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